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 Dicas-para-praticar-corrida-sem-prejudicar-a-saude-da-coluna    

A corrida é um dos esportes mais procurados por quem quer ficar com o corpo em forma e melhorar o condicionamento físico. Praticada tanto por amadores quanto por profissionais, o exercício precisa ser bem orientado para não causar prejuízos à saúde, como uma possível hérnia de disco.

Vários fatores podem levar o atleta a sentir dor na coluna vertebral, são eles: fraqueza e encurtamento muscular, lesões antigas dos membros inferiores, tênis inadequado, treinos em superfícies irregulares e rígidas (a grama é melhor que o asfalto e este melhor que a calçada) e, principalmente, a falta de supervisão de um professor de educação física.

“A corrida pode representar um risco maior para os novos corredores que não estão fisicamente preparados para o esporte”, afirma Helder Montenegro, fisioterapeuta osteopata do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

“Por isso, é preciso ter uma boa estrutura muscular e saber usar bem o músculo transverso do abdômen e os demais músculos posturais”, diz. Segundo Helder, esses músculos darão suporte para que a coluna não sofra nenhum tipo de lesão, evitando assim uma hérnia de disco no futuro.

Mesmo com esse cuidado, algumas pessoas acabam passando por algum episódio de dor na coluna devido a uma predisposição genética. “Muitos atletas chegam ao consultório preocupados com diagnóstico de hérnia de disco, pois não querem passar por uma cirurgia e muito menos parar de correr.”

Porém, de acordo com o fisioterapeuta, uma pesquisa recente da Revista da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos mostrou que apenas 10% das hérnias de disco necessitam de cirurgia para serem tratadas. Ou seja, tratamentos convencionais como a fisioterapia, medicamentos prescritos por um médico e exercícios físicos podem solucionar 90% das hérnias.


 

Fonte: www.abril.com.br



 

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