Atendimento On-line
LiveZilla Live Help

 

Departamentos
a

Rastreamento

Digite o número do objeto dos correios conforme o exemplo:

 

    

 

 Vacuoterapia    

A Vacuoterapia tem um campo de aplicação bem definido dentro da Fisioterapia e da Estética. No Oriente a ventosa é usada desde a antigüidade tendo como base a troca gasosa, ou seja; visa produzir um efeito paralelo ao dos pulmões pois tem, em princípio, a mesma fisiologia da respiração.

Na limpeza do sangue pela respiração, o sangue venoso com PH entre 7,2 a 7,3, passa para sangue arterial com PH entre 7,3 e 7,5. Esta diferença aparentemente pequena é parte da base de sustentação da vida, sendo, portanto, fundamental.

O volume de gás que é trocado na respiração situa-se em 20,9% de O2 na inspiração e 16% na expiração. Portanto, aproximadamente 4% de O2 retirado do ar é absorvido pelo organismo.

Por outro lado, a quantidade de CO2 na inspiração é de 0,03% e na expiração 4%. Este fato mostra que através da respiração o CO2 é retirado do sangue e o O2 distribuído pelo mesmo aumentando o seu PH. Como já dissemos, o mecanismo da respiração é fundamental e é a primeira condição para se manter um ser vivo.

Seguindo este princípio, desde os tempos antigos usa-se a ventosa baseando-se no fato de se ocorrer a troca gasosa ao nível da pele, eliminando-se os gases corpóreos e promovendo a limpeza do sangue.

Novas técnicas, instrumentos e aparelhos foram introduzidos no decorrer do tempo, que propiciaram a aplicação do efeito ventosa de modo mais seletivo e seguro, onde podemos destacar:

Depuração do sangue

A superfície da pele em pessoas normais tem em média 1,6 m² e a sua constituição é muito complexa dividida em Epiderme, Hipoderme e Derme. Podemos dizer que a pele é o maior "aparelho" do corpo humano se considerarmos que ela tem também como função promover a respiração corporal, não absorvendo grandes quantidades de O2 como os pulmões, mas eliminando constantemente células envelhecidas, suor e gases tóxicos. Estas excreções são promovidas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas. As glândulas sudoríparas são constituídas de células exócrinas e apócrinas das glândulas maiores. Existem no organismo humano cerca de 200.000 glândulas sudoríparas pequenas que conseguem eliminar as toxinas gasosas, com PH em torno de 4,5 a 6,5, como se fosse a eliminação de CO2 dos pulmões.


O corpo humano está constantemente submetido a uma pressão isométrica de 1 ATM ou 735,5mmHg. Aplicando-se um vácuo numa determinada região da pele, a pressão externa é diminuída ao passo que a pressão interior desta mesma região é aumentada, fazendo com que as toxinas e gases celulares que ficam na camada inferior da pele sejam mecanicamente expelidos com rapidez. Quanto maior for a pressão negativa (vácuo), maior será o diferencial de pressão entre a Derme e a Epiderme e, conseqüentemente, maior e mais rápida será a eliminação destas toxinas.

Podemos concluir que com a Ventosa pode-se induzir uma rápida hiperoxigenação dos tecidos, bem como uma intensa eliminação de toxinas, em função de uma maior vascularização dos mesmos e uma melhor restauração do intecâmbio metabólico celular.

A aplicação da Ventosa em pontos denominados "gatilhos" determinados por áreas caracterizadas como locais doloridos e duros na musculatura afetada do paciente, costumam situar-se no centro do músculo ou em outras regiões do corpo, provocando a chamada dor reflexa em uma zona alvo distante da mesma. Suas localizações e suas referidas zonas alvo de dor foram popularizadas por Sanet Travell (1983) e seus colaboradores graças ao exame de 1.000 pacientes. Esses locais e os pontos doloridos são considerados como resultantes de traumatismos agudos ou de ferimentos mínimos, micro-traumatismos repetidos da vida cotidiana ou tensão crônica da vida sedentária. A palpação local pode provocar esta contração muscular e resposta eletromiográfica. Os pontos gatilhos podem provocar dor nos músculos, nas estruturas faciais, nas pontes de inserção de ligamentos e alguns pontos com gordura subcutânea. Podem também surgir em distúrbios inflamatórios sistêmicos ou ainda em infecções. Edemas visíveis são raros nestes casos.

A aplicação desta técnica é simples, não havendo portanto contra-indicações aparentes. O objetivo é o de simplesmente ativar e aumentar o fluxo sangüíneo no local tratado. Em alguns casos podem surgir hematomas nos locais tratados, o que não chega a representar uma contra-indicação para o método (Xi Wembu 1993). No entanto, os modernos equipamentos desenvolvidos para a aplicação da Ventosa dispõem de regulagens precisas e confiáveis da pressão negativa do vácuo, as quais propiciam um trabalho confortável, seguro e livre deste tipo de problema.

Drenagem Linfática

No corpo humano, além do sistema circulatório sangüíneo, temos o sistema linfático formado por um conjunto de canais que formam uma densa rede capilar por todo o organismo tendo seu ponto "início-fim" nos coletores pré e pós-linfáticos (gânglios linfáticos).

O sistema linfático não possui um elemento de bombeamento tal como o sistema circulatório sangüíneo. A circulação linfática é promovida por meio de contrações do sistema muscular ou de pulsações de artérias próximas aos vasos linfáticos. Em função de uma baixa aitividade física, muscular portanto; pode-se provocar uma circulação linfática pouco intensa e um conseqüente aumento da viscosidade do fluido linfático, criando-se um aumento das áreas inflamadas que podem, com o passar do tempo e sem os cuidados necessários, colaborar intensamente para o aumento da lipodistrofia localizada (celulites).

Aplicando-se a Ventosa com movimento (não estática) e com a pressão negativa do vácuo regulável entre 0 e 500 mBAR, criamos um efeito de drenagem linfática constante e muito eficiente que promove uma melhor eliminação dos dejetos metabólicos. Este processo gera uma "prega móvel" na pele com tamanho e intensidade variável de acordo com a regulagem da pressão negativa do vácuo, determinada pela necessidade do tratamento, e cria um efeito de massagem e bombeamento do sistema linfático saturado por toxinas, revolvendo-o em movimentos helicoidais, drenando as toxinas para os gânglios linfáticos e produzindo verdadeiros períodos de purificação para o organismo.

A massagem a vácuo deve ser efetuada de maneira muito suave e superficial, proporcionando excelentes resultados em casos de celulites associados com um edema ou uma deficiência circulatória. Ela regenera os tecidos, cria uma revitalização celular natural e o organismo então, passa a contribuir com as funções metabólicas de imunidade.

Uma vantagem do tratamento por drenagem linfática com ventosa é que ela se apresenta como uma verdadeira terapêutica dos edemas.

A técnica ainda pode ser aprimorada, potencializada e melhorada por meio do uso associado da Terapia Ultra-sônica com Ultra-Som de 1MHz e 3MHz.

Com este tipo de drenagem linfática e seqüêncial, somam-se os efeitos tonificadores que facilitam o transporte de substâncias nutritivas que melhoram o tônus muscular e o aspecto da pele, aumentando ainda consideravelmente o efeito da diurese nas pacientes que sofrem da retenção hídrica, e eliminando ainda os excessos de líquido intersticial.

CONCLUSÃO 

Podemos concluir resumindo os efeitos da Vacuoterapia em:


• Redução dos edemas.

• Melhoria dos mecanismos de defesa imunológica.

• Melhoria da elasticidade da pele.

• Diminuição da retenção hídrica e das infiltrações celulíticas.

• Redução do estado fibrótico dos tecidos.

A técnica de Ventosa com nova configuração (ventosa móvel), por meio de aparelhos modernos com regulagens precisas; associada à Terapia Ultra-Sônica, poderá culminar em uma nova técnica para tratamentos fisioterápicos e estéticos expandindo as possibilidades de sucesso nas terapias nestas áreas.

Fonte: Industra 



 

Artigos, Notícias e Avaliações Físicas

::.  A-Importancia-da-Avaliacao-Fisica
::.  Alta-Frequencia
::.  A-Marcha
::.  A-Plataforma-Vibratoria-como-recurso-terapeutico
::.  A-Postura-Correta
::.  Atuacao-do-fisioterapeuta-no-tratamento-de-pacientes-portadores-da-Sindrome-de-Guillain-Barre
::.  Banho-de-Parafina
::.  Bioquimica-Sanguinea
::.  Bronzeamento-a-Jato
::.  Cervicalgia-quando-e-como-trata-la
::.  Cientistas-criaram-um-sapato-que-pode-ajudar-pessoas-com-problemas-de-locomocao-a-voltar-a-andar
::.  Coffito-reconhece-novas-especialidades
::.  Como-comprar-em-nosso-site
::.  Como-o-estresse-pode-afetar-sua-saude-e-como-lidar-com-ele
::.  Corrente-Russa
::.  Deficiencia-de-vitamina-D-pode-explicar-diferentes-tipos-de-obesidade-entre-racas
::.  Dependencia-do-Fumo
::.  Depilacao-Definitiva
::.  Diabetes-aumenta-risco-de-ombro-congelado
::.  Diatermia-por-Ondas-Curtas
::.  Dicas-para-praticar-corrida-sem-prejudicar-a-saude-da-coluna
::.  Dieta-vegetariana
::.  Drenagem-Linfatica
::.  Efeitos-do-TENS/FES-Fisioterapia
::.  Efeitos-do-Ultra-som-em-Fisioterapia-e-Estetica-Eletroterapia
::.  Eletroterapia
::.  Eletroterapia
::.  Eletroterapia-em-Ulceras-de-Pressao
::.  Endermologia
::.  Estetica-Dicas-de-tratamentos-para-o-corpo
::.  Exercicio-fisico-durante-a-gravidez-faz-bem-para-o-coracao-do-bebe
::.  Exercicios-dentro-da-agua
::.  Exercicios-para-idosos-exercicios-aerobios-ou-pesos?
::.  Ficha-de-Anamnese
::.  Fisioterapia/Definicao
::.  Fisioterapia-adequada-melhora-qualidade-de-vida-de-maes-e-fetos
::.  Fisioterapia-Neurologica
::.  Fisioterapia-oncologica-Maior-qualidade-de-vida-aos-pacientes
::.  Flexibilidade
::.  Frio-ou-Calor
::.  Futebol-melhora-a-saude-e-as-habilidades-sociais
::.  Ginastica-Laboral-trabalha-reeducacao-postural-e-alivia-o-estresse
::.  I.M.C-em-Adultos
::.  Indice-de-Atividade
::.  Infra-vermelho
::.  Massoterapia
::.  Medicao-de-Pico-de-Fluxo-Expiratorio
::.  Mesoterapia-sem-Agulhas
::.  Metodo-Bobath
::.  Microdermoabrasao
::.  Nutricao-e-Saude-Estetica
::.  O-Tendao-Calcaneo-Saiba-mais-sobre-ele
::.  PAR-Q
::.  Peeling-Ultrasonico
::.  Pilates
::.  Pilates-Fisioterapeuta-x-Educador-Fisico
::.  Prazo-de-entrega-de-pedidos
::.  Pressao-Arterial
::.  Propriocepcao
::.  Quick-Massage-Beneficios
::.  Referencial-Nacional-de-Honorarios-Fisioterapeuticos
::.  Relacao-da-Cintura-e-do-Quadril
::.  Seis-passos-para-manter-sua-barriga-em-forma
::.  Taxas-de-metabolismo-podem-prever-mortalidade
::.  TENS-nas-Cefaleias-Tensionais
::.  Termoterapia
::.  Tratamento-com-Laser
::.  Turbilhao-para-Fisioterapia
::.  Ultra-som
::.  Uso-errado-de-notebooks-pode-causar-danos-na-coluna
::.  Vacuoterapia
::.  Vapor-de-Ozonio
::.  Vibrocell-x-Cellutec

Boletim Informativo
Receba em seu e-mail  promoções e informações sobre saúde
Cadastrar
Descadastrar
Notícias da Saúde
Vídeos da Saúde

Avaliações Físicas
Nesta loja o cliente efetua pagamento em ambiente seguro - SSL 128 bits

  

 

          

 

 

 

LiveZilla Live Help

 

Privacidade e Segurança
Formas de Pagamento
Formas de Entrega Trocas e Devoluções Como Comprar
 

 

              

 

 

____________________________________________________________________________

Selos

      Nesta loja o cliente efetua pagamento em ambiente seguro - SSL 128 bits 

CAPPE Material Médico-Hospitalar EIRELI - CNPJ 05.832.184/0001-70 - Rua Paraíba, 488 - Centro - Divinópolis/MG - Telefone 37 3213-2913
*Todas imagens dos produtos são de caráter ilustrativo, e não definem o tamanho real do produto ou exata definição das suas cores.
Copyright© cappefisio.com.br - todos direitos reservados